top of page

Os cinco podcasts que tenho ouvido nesta temporada

  • Foto do escritor: Ronald Villardo
    Ronald Villardo
  • 13 de jul.
  • 2 min de leitura

ree

Bem vindo à seção "cafezinho" deste humilde blog. Por aqui, comento aleatoriedades que não envolvem audiovisual, música, teatro ou livros. E vamos conversar por "podcasts". Sou consumidor voraz, ainda que sazonal. Ouço bem mais do que cinco podcasts, mas estes estão em alta rotação desde o início do ano, então já valem a recomendação. 


Ah, sim, um disclaimer: este escriba participa, eventualmente, do Cinemático, que considero o melhor podcast de cinema do Brasil. Afinal de contas, nem sou suspeito para falar, não é mesmo? Rs…


Sendo assim, tirando o meu querido Cinemático, aqui vão os produtores de conteúdo que conquistaram meu respeito e os motivos pelos quais os mantenho na minha lista de favoritos. 


1. "Braincast". Já fiz o disclaimer de que participo, eventualmente, do "Cinemático", que é um primo do Braincast, também produzido pela B9. No entanto, não participo do "Braincast", portanto, posso recomendá-lo sem medo: comandado por Carlos Merigo, o Braincast reúne convidados da publicidade, design, audiovisual, tecnologia, que discutem contemporaneidades do mundo em que vivemos, da inteligência artificial às redes sociais, com informalidade, charme e inteligência humana. 


2. "Me conte uma fofoca". Pouca gente me faz rir tanto quanto Edu Oliveira e Thiago Theodoro, os apresentadores deste podcast que tem duas edições gratuitas, às segundas e às sextas. No programa, os apresentadores comentam o noticiário de celebridades. Thiago é jornalista "real oficial", já foi editor da "Capricho" e traz um certo profissionalismo ao programa ao equilibrar, quase sem que o ouvinte perceba, os princípios do bom jornalismo ao contexto bem humorado em que ambos comentam as notícias. É para gargalhar. 


3. "Mundo Freak". Meu guilty pleasure favorito. Apresentado por Andrei Fernandes, o programa fala de bizarrices, fantasmas, discos voadores, chupacabras… É para aqueles momentos em que é preciso desligar-se da realidade, o que tem sido cada vez mais frequente nos dias de hoje. O mais legal é a curadoria de convidados. Quase sempre é uma turma que estuda academicamente os tópicos abordados. Mas tudo é leve e bem-humorado. 


4. "Primeiro Tratamento", com Bruno Bloch e Filippo Cordeiro. Os roteiristas entrevistam roteiristas que revelam detalhes, alegrias e tristezas da profissão. O podcast já rola há alguns anos e o acervo de entrevistas impressiona. 


5. "Reconversa", com Reinaldo Azevedo e Walfrido Warde. O jornalista e o advogado fazem entrevistas deliciosas com personagens da política brasileira. Entre os episódios recentes mais interessantes estão a conversa com o professor Elias Jabbour e a com o prefeito de Recife João Campos, uma nova liderança da qual ouviremos muito falar nos próximos anos. 


Tem mais, mas o texto ficaria longo demais. Segura aí que logo vem uma parte 2! 




Comentários


bottom of page